Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

domingo, 23 de outubro de 2016

Visita de estudo a Peniche comparticipada pelo EATHINK 2015 - Alimentação Local, Pensamento Global

Na sexta feira, dia 21  de outubro, 35 alunos do ensino secundário da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (15 alunos de 10º ano de Ciências e Tecnologias, 14 alunos de 11º ano de Línguas e Humanidades e 6 alunos de Currículo Específico Individual), acompanhados por 3 professores (Profs. José Paulo Costa, Lucinda Mendes e Maria João Caetano), realizaram uma visita de estudo a Peniche, no âmbito do projeto Eathink 2015 - Alimentação Local, Pensamento Global.

A partida da Escola Secundária ocorreu por volta das 7:30 horas, tendo o grupo efetuado uma primeira paragem no BUDDHA EDEN, no Bombarral, onde, durante uma hora e quinze minutos, alunos e professores se deslocaram livremente, escolhendo os percursos a realizar. 

Buddha Eden - Bombarral

Terminada a visita ao BUDDHA EDEN, o grupo dirigiu-se a Peniche, onde começou por visitar o MUSEU MUNICIPAL , instalado no Forte, prisão política durante o Estado Novo.

De seguida, os alunos foram encaminhados para o CABO CARVOEIRO, onde a Professora Lucinda teceu explicações acerca da geologia da área.

No Cabo Carvoeira, Peniche, a Profª Lucinda dá uma aula de Geologia
Cabo Carvoeiro - explorando a geologia local

O grupo visitou também a PENÍNSULA DA PAPÔA, tendo sido elucidado, pela Professora Lucinda, relativamente à brecha vulcânica aí existente.

Entre as 13:30 e as 14:30 horas, foi tempo de almoço, na PRAIA dos SUPERTUBOS. O grupo foi informado que, por esta altura,  estava a decorrer o Campeonato Mundial de Surf nesta praia, o que causou grande euforia em alunos e professores. Contudo, devido à reduzida dimensão das ondas, nesse dia os surfistas encontravam-se no Baleal. Passada a desilusão que tal notícia causou no grupo, o almoço decorreu com tranquilidade, tendo alguns alunos aproveitado para molhar os pés no mar, desfrutando do bom tempo e do ambiente festivo que se vivia nos Supertubos. 

Às 15:00 horas, alunos e professores foram recebidos na DOCAPESCA, pelo Engº Ricardo Esteves, tendo visitado o porto de pesca e sido esclarecidos acerca do seu funcionamento. 
Na DOCAPESCA - porto de pesca, o grupo é recebido pelo Engº Ricardo Esteves

Engº Ricaro Esteves a guiar o grupo pelas instalações do porto de pesca
Uma rede de cerco a ser remendada no porto de pesca
Uma única rede - rede de cerco - a ser remendada
O Engº Ricardo Esteves a dar explicações relativas às embarcações usadas na pesca
No porto de pesca, o grupo é encaminhado para a fábrica de gelo
Às 16:00 horas, o Engº Ricardo Esteves encaminhou o grupo para a LOTA, para que alunos e professores assistissem a um LEILÃO DE PEIXE. As explicações acerca dos procedimentos no leilão foram dadas pelo Sr. José Paulino, responsável pela lota. 


O Sr. José Paulino explica ao grupo como funciona um leilão de peixe
O Sr. José Paulino mostra ao grupo o peixe disponível para leilão
Cabines onde estão instalados os painéis eletrónicos destinados à licitação do peixe
Peixe já vendido por leilão é deslocado no tapete rolante
No final da visita de estudo (entre as 17:00 e as 18:00 horas), o grupo visitou ainda as instalações da NIGEL, empresa que se dedica à transformação, congelação e comercialização de peixe e outros produtos de pesca, onde foi recebido pela Engª Rita Sousa, responsável pela visita guiada.  Alunos e professores, seguindo normas de segurança alimentar, tiveram de equipar-se com batas, protetores para sapatos e toucas para o cabelo.

A Profª Lucinda e alguns alunos à entrada da Nigel, após a visita guiada às instalações da empresa

Às 19:37 horas, o grupo chegou ao Entroncamento, depois de um dia bastante preenchido.

O balanço global da visita de estudo foi bastante positivo, quer pelas aprendizagens realizadas (permitindo a concretização dos objetivos definidos), quer pelo comportamento dos alunos.

Esta visita foi financiada em 200 euros pelo projeto EATHINK 2015 - Alimentação Local, Pensamento Global. 

De referir que o tema de trabalho da equipa Eathink Entroncamento, para o ano letivo 2016/17, é o consumo sustentável de peixe, integrando-se num dos princípios da Dieta Mediterrânica em Portugal, "consumo frequente de pescado e baixo de carnes vermelhas".

Sem comentários:

Enviar um comentário