Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Viagem ao Senegal - 2º dia

8.30h - primeira reunião preparatória antes do início dos trabalhos. A Sara, coordenadora italiana e Mamadou, coordenador senegalês, explicam o contexto local e os trabalhos a realizar neste dia.

9:30h - (Instalações da ACRA em Dakar) - Início dos trabalhos com as apresentações de todos os professores presentes e dos seus projetos. De entre os parceiros europeus a delegação portuguesa era a maior como quatro professores, seguida das delegações francesa e cipriota com três e as delegações croata e romena com dois. Do senegal, participaram nos trabalho as escolas: CEM Scat Urban de Dakar e CEM Macodou Kangler Sall de Kebemer.

14:30h - O período da tarde começou com a apresentação do sistema educativo senegalês, uma adaptação do sistema francês à realidade africana, como está organizado e o trabalho desenvolvido em prol da educação das raparigas por algumas organizações internacional e que muitas vezes confronta com uma tradição secular do papel subalterno da mulher na sociedade senegalesa e das questões em torno da poligamia.
Após esta discussão cada delegação nacional apresentou com algum pormenor os seus projetos nacionais. A nossa delegação escolheu falar com algum pormenor do trabalho que está a ser desenvolvido pela nossa escola sobre consumo sustentável de peixe e das alternativas a esse consumo como a aquacultura o o consumo de peixe do rio. Coube-me a mim essa tarefa num francês aporteguesado mas sempre ajudado pelas minhas colegas e pelo nosso tradutor, que a espaços, explicava em inglês aos nossos colegas croatas e cipriotas.

1 comentário:

  1. Uma boa sessão de trabalho.
    Representa bem o nosso Agrupamento e o nosso trabalho no projeto Eathink.

    ResponderEliminar