Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Viagem ao Senegal - 3º dia

Fomos esta manhã visitar uma escola em Dakar. É uma escola de ensino médio para alunos a partir dos 12 anos situada no centro da capital e envolvida no projeto Eatink. Depois da receção de boas vindas pelo diretor da escola (principal) fomos visitar as instalações. Começámos pelos micro jardins onde as alunas envolvidas no projeto explicaram o que faziam, o tipo de plantações e o objetivo daquele espaço, respondendo a todas as questões levantadas. De seguida visitámos todos os outros espaços desde as salas de aulas, sala dos professores e o espaço para a prática da educação física.



Depois da tradicional foto de grupo seguimos para a visita aos micro jardins de Dakar. Um projeto comunitário de produção alimentar desenvolvido na Comunidade de Cambérène. Nesta época do ano produz-se ervas aromáticas como a hortelã e a menta para fazer infusões.

No período da tarde voltámos às instalações da ACRA para participarmos num jogo pedagógico dinamizado pelo colega francês sobre pesca sustentável. Cada equipa escolhia as artes de pesca, o local e a espécie de peixe a pescar de acordo com o dinheiro disponível. Depois de algumas idas ao mar fez-se o balanço das espécies de peixe capturados e avaliou-se os risco de extinção das espécies mais capturadas.
Terminámos o dia com um trabalho de grupo, composto por colegas de diferentes países, sobre as metodologias a adoptar nos trabalhos sobre cidadania global, com partilha de boas práticas.

Antes de sairmos fomos surpreendidos pelos nossos colegas senegaleses que nos presentearam: os professores com um trajo regional senegalês, as professoras com colares e pulseiras e as escolas com um instrumento musical tradicional "Kora".



1 comentário:

  1. Que projeto interessantíssimo, José Paulo!
    Deve ter sido uma experiência extremamente enriquecedora.

    ResponderEliminar