Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Viagem ao Senegal - 4º dia

- O dia mais longo mas o mais marcante-
8:00h - Partida para Kébémer - Foi uma viagem de 3 horas de  autocarro em que nos deslocámos ao Senegal rural para visitar a Escola CEM de Kébémer. Uma verdadeira aventura. A estrada sempre ladeada de uma vegetação seca mas com terrenos cuidados. De tempos a tempos surgiam pequenas aldeias com palhotas dentro de quintais murados por blocos, crianças a brincar na rua, mulher a vender fruta, jovens em carroças puxadas por animais  e mercados, grandes mercados onde se vendia de tudo.
Entrada da Escola


Assistimos a uma aula de Física numa sala com mais de 50 alunos. Uma aula participada mas onde  a correcção esteve sempre presente.  Dizia-nos um professor que nesta escola os alunos olham para os professores com o mesmo respeito como olham para uma mãe ou um pai. Apeteceu-me dizer-lhe que na minha escola, apesar da diferença de comportamentos, acontece exatamente o mesmo, mas calei-me. O que mais me marcou foi o modo como estes alunos estão na escola. Para eles "aprender é um dever".
Quando chegámos fomos recebido pelo "Principal", o diretor da escola, que nos recebeu formalmente numa sala onde apresentou a escola, o seu projeto educativo, o qual inclui o projeto de cidadania global ligado às hortas comunitárias.

Depois do almoço realizou-se mais um trabalho de grupo em que se discutiu o uso de redes sociais e o blog do Eathink bem como melhorar o intercâmbio entre escolas participantes no projeto Eathink.
Antes de partirmos para uma viagem que duraria mais de 6 horas houve a habitual entrega de "cadeaux" ao "principal" da escola que se encarregou de os distribuir pelos alunos. Despedimo-nos dos nossos colegas e dos alunos participantes no projeto e rumámos a Dakar. 


Não podia terminar este dia sem partilhar um dos momento mais ternurentos que vivi. Durante a passagem por uma sala de aula fiquei de pé junto à carteira da menina do lado direito. Durante a apresentação da turma eu e alguns dos meus colegas fomos tirando fotografias e sempre que apontava a câmara para o lado em que a menina estava sentada, esta baixava-se e punha-se debaixo da carteira. Depois de várias tentativas tentando convencê-la a deixar-me fotografá-la ela não acedeu ao meu pedido. Despedi-me dela com um sorriso dizendo-lhe que ela era linda. Continuei a visita por outras salas conversando com o colega Cheikh, deficiente motor e preocupado com a educação de alunos deficientes que fui conhecendo ao longo da manhã. Já quase do final da visita às instalações da escola a menina do meio veio chamar-me. Fui com ela para junto desta sala onde estava a menina que se escondia debaixo da carteira. Fez-me o gesto de quem tira uma fotografia, fui junto dela e junto registámos este momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário