Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

domingo, 29 de maio de 2016

Como o crescimento populacional impulsiona a inovação nas quintas urbanas


Os modelos de quintas urbanas estão a inovar à medida que a população urbana aumenta. As quintas no topo dos edifícios são um exemplo desta inovação e, nos Estados Unidos, o seu número é tão elevado que nem o Departamento de Agricultura americano sabe quantas existem. Só na cidade de Nova Iorque é possível encontrar várias.

Estas quintas permitem que as comunidades locais tenham acesso a produtos frescos, e nalguns casos, desempenham também um importante papel educacional e de oportunidade para a realização de trabalho voluntário.

O seu papel é ainda mais importante no que diz respeito à produção de mais alimentos e, de modo eficiente, nas áreas – as urbanas – onde a população tem vindo a crescer. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) estima que, até 2025, 3,5 mil milhões de pessoas vivam nas cidades. Mas para aumentar o crescimento da produtividade nas cidades, assim como noutros locais, os agricultores têm de ter em conta os efeitos das alterações climáticas nas suas produções.

O ambientalista Dickson Despommier refere a agricultura vertical – com o cultivo de frutas e vegetais – em áreas controladas como uma possível solução. A qual é já muito comum no Japão, segundo a  National Geographic.

Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2016/05/27/como-o-crescimento-populacional-impulsiona-a-inovacao-nas-quintas-urbanas/   (acesso em 29/05/2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário