Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

sábado, 21 de maio de 2016

Proposta do PAN sobre distância percorrida pelos alimentos aprovada no Parlamento (Portugal)

O Parlamento aprovou, ontem - 20 de maio, por unanimidade, o Projeto de Resolução do PAN (Partido Pessoas- Animais-Natureza) que recomenda ao Governo a elaboração de um estudo nacional sobre o impacto da distância percorrida pelos alimentos desde o local de produção ao consumidor final.

O estudo tem por base a premissa de que a alimentação produzida pelo sistema convencional “quilométrico” utiliza 4 a 17 vezes mais combustível e dióxido de carbono. “Os alimentos viajantes geram quase 5 milhões de toneladas de CO2 por ano, contribuindo para o agravamento das alterações climáticas. Para além disto, uma alimentação feita com produtos nacionais e, preferencialmente, locais, possibilita o consumo de alimentos frescos, saudáveis e com menos conservantes e aditivos químicos”, explicou o PAN em comunicado.

Estima-se que, atualmente, a maioria dos alimentos do mundo viaja em média cerca de  5 000 quilómetros desde o local de produção até ao local de consumo. A uniformização e globalização da agricultura tem impactos negativos a vários níveis, nomeadamente ambientais, económicos, culturais e de saúde e segurança alimentar. A alimentação é o ponto de partida para a resolução de muitas questões de saúde e ambientais. “Se tivermos uma alimentação mais correta, vamos ter menos doentes, menos medicamentos e menos despesa, logo, vamos ter um serviço nacional de saúde mais sustentável. A prevenção primária faz-se muito por via da alimentação”, recordou André Silva, Deputado do PAN.

 Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2016/05/20/proposta-do-pan-sobre-distancia-percorrida-pelos-alimentos-aprovada-no-parlamento/   (adaptado - acesso em 21/05/2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário