Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

domingo, 29 de maio de 2016

O clima está a mudar e a alimentação e a agricultura também


O crescimento constante da população mundial – espera-se que em 2050 a população mundial chegue a 9 600 milhões de pessoas – aliado à evolução das alterações climáticas tornam permanente o desafio de adaptação dos sistemas agrícolas e alimentares. Estes têm de ser mais resilientes, produtivos e sustentáveis.

Como forma de sensibilizar para esta temática, as Nações Unidas declararam como lema “O clima está a mudar. A alimentação e a agricultura também” para assinalar o Dia Mundial da Alimentação deste ano, comemorado a 16 de outubro.

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) tem vindo a trabalhar em vários sentidos no sentido de mitigar os efeitos das alterações climáticas na agricultura. Alguns exemplos do trabalho desenvolvido por esta organização visam o trabalho de parceria com vários países no sentido de melhorar a gestão das ganadarias, uma vez que estas são responsáveis por quase dois terços dos gases de efeito de estufa e por 78% das emissões de gás metano agrícola; a sensibilização para o uso mais sustentável de vários recursos naturais, nomeadamente da água e do solo; o fomento do diálogo e trabalho de parceria entre a indústria, a investigação, o poder político e a sociedade civil tendo em vista a diminuição do desperdício alimentar. E a sensibilização e disponibilização de várias ferramentas orientadas para a existência de uma gestão florestal mais sustentável fazem ainda parte das várias medidas levadas a cabo pela FAO.

Fonte:  http://greensavers.sapo.pt/2016/05/28/o-clima-esta-a-mudar-e-a-alimentacao-e-agricultura-tambem/  (acesso em 29/05/2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário