Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Recolha de receitas que usem ervas aromáticas ou plantas silvestres

O mundo das ervas aromáticas estende-se muito além do horizonte dos coentros e da salsa. Em termos de cultura mediterrânica, as ervas aromáticas são um marco indissociável de alguns pratos tradicionais, fazendo parte da identidade dos mesmos. Muitas vezes neglicenciado, o complemento de uma erva de cheiro ou de uma especiaria pode transformar aquele prato que o nosso paladar conhece tão bem numa aventura (saudável) para os sentidos.
 
Os professores de Geografia que integram a equipa do projeto Eathink 2015 - Alimentação Local, Pensamento Global, iniciaram, esta semana, a distribuição, pelos seus alunos, da ficha de recolha de receitas (sopas, pratos principais, compotas, licores) que usem ervas aromáticas ou plantas silvestres na sua confeção.
 
Através da partilha de saberes entre gerações (recolha junto de avós, tios, pais, vizinhos, ...), pretende-se a elaboração de um livro de receitas que promova a Dieta Mediterrânica, a oferecer às Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento.
 
Os tópicos constantes da ficha de recolha de receitas são:
 
- nome da receita;
- época do ano em que é consumida;
- produtos usados na confeção (ingredientes e respetivas quantidades);
- procedimentos para confecionar a receita (modo de preparação);
- fonte (nome da pessoa que transmitiu a receita)/nome da localidade onde foi recolhida a receita;
- nome do(a) aluno(a) que recolheu a receita/ano e turma frequentados/data em que foi recolhida a receita;
- caso haja possibilidade, agradece-se que seja anexada à ficha uma fotografia/imagem da receita.
 
Todos os que queiram colaborar com a equipa do Eathink 2015 nesta recolha,  podem fazê-lo, entregando, até ao dia 12 de novembro do corrente ano, na funcionária do pavilhão A da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento, um documento em word em que sejam abordados os tópicos acima indicados.

Sem comentários:

Enviar um comentário